Observação

Nível atual do Plano de Emprego da CEPDEC: OBSERVAÇÃO

ALERTAS VIGENTES: 00

FONTE: CEMADEN

Para se cadastrar e começar a receber SMS gratuitos com alertas da Defesa Civil, envie uma mensagem de texto para 40199 com o CEP de interesse. O sistema de alerta usa mensagem de texto de celular para avisar moradores sobre o risco de desastres naturais, como enchentes e deslizamentos de terra.

O sistema de envio de SMS para alerta de desastres começou a ser utilizado no Japão a partir de 2007 e, atualmente, também funciona em mais de 20 países. No Brasil, o projeto-piloto foi ativado inicialmente em 20 municípios de Santa Catarina em 2017. Pouco tempo depois, outras cinco cidades do Paraná, com cerca de 100 mil moradores, passaram também a contar com o serviço. Essas cidades foram escolhidas por conta de eventos meteorológicos com potencial de acidentes, entre eles, ressacas, vendavais, alagamentos, enxurradas e granizo.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Ministério da Integração Nacional, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e os governos estaduais. Os alertas serão divulgados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), departamento da Sedec, e pelos órgãos de Defesa Civil nos estados e municípios. As equipes locais estão orientadas a tirar dúvidas da população sobre o serviço.